Redação A12
Coroa do Advento - Santuário Nacional de Aparecida, SP
Advento quer dizer tempo da chegada. O que era esperado se aproxima, está para acontecer, chegou a hora de se concretizar. Cada domingo do advento acendemos uma vela na coroa e lembramos:
1ª vela: os profetas que falaram da vinda do Messias e profetizaram o seu nascimento;
2ª vela: João batista, o último dos profetas, que preparou o caminho para Jesus;
3ª vela: Maria, a serva que acolhe a Palavra, permitindo o cumprimento da promessa de Deus para com a Humanidade;
4ª vela: Deus está em nosso meio sempre que ouvimos a sua palavra.
A COROA simboliza o fato de Jesus ser Rei. Os Ramos Verdes lembram a eternidade de Deus. A Coroa do Advento tem a sua origem em uma tradição pagã européia. No inverno, se acendiam algumas velas que representavam ao "fogo do deus sol" com a esperança de que a sua luz e o seu calor voltassem.
Os primeiros missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar as pessoas; partiam de seus próprios costumes para ensinar-lhes a fé.
A coroa tem o formato circular, porque o círculo é sinal do amor de Deus, que é eterno, sem princípio e nem fim; e também do nosso amor a Deus e ao próximo, que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma idéia de "elo", de união entre Deus e as pessoas, como uma grande Aliança, sem nó algum.
As ramas são verdes porque o verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário