PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Av Raimundo Gonçalves de Oliveira, 217 - Centro - CEP: 59675-000 - GROSSOS/RN
Email: paroquiadegrossos@hotmail.com (84) 3327-2383
Fundada em 30 de maio de 2008

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Entenda o significado do Incenso

 

A maioria de nós vê o incenso nas Missas solenes,mas não sabemos o seu significado.
O incenso são grãozinhos de rezinas de plantas aromáticas,normalmente vindas do oriente.
O "queimar" incenso ou a incensação explime reverência e oração, como vem significado na Sagrada Escritura:
Salmo 140,2 :- "Suba minha prece como incenso em tua presença, minhas mãos erguidas como oferta vespertina."
Apocalipse 8,3 :- "outro anjo veio postar-se junto ao altar,com um turíbulo de ouro.Deram-lhe uma grande quantidade de incenso para que o oferecesse com as orações de todos os santos,sobre o altar de ouro que está diante do trono."
É importante lembrar que o uso do incenso na liturgia católica não tem nada a ver com defumadores usados em macumbas e nem incensos vendidos e usados pelas seitas orientais.
Para nós católicos significa isso:
Ao Senhor Deus oferece-se incenso. É adoração e honra.
Diante da tenda da Aliança Israelita de Jerusalém,o lugar chamado Santo dos Santos se encontrava o altar do incenso.
A primeira página da história da Nova Aliança é escrita enquanto Zacarias, pai de São João Batista,oferece sacrifício do incenso no santuário do templo.(Lucas 1,9).
É uma riqueza litúrgica, no inicio da Missa quando se rodeia o altar com incenso. É uma glorificação e honra ao Rei e Senhor, pois o altar da igreja representa Cristo.
No Ato Penitencial o incenso se destina a purificar,limpar,expiar os pecados.
No Evangelho que vai ser lido o incenso é respeito e veneração ao Livro Sagrado, uma homenagem a Cristo que nos fala.
Quando se incensa as oferendas o pão e o vinho, o altar, o celebrante e outros sacerdotes presentes, o povo de Deus, meditamos dentro de nós: Eleve-se Senhor, minha oração como este incenso à vossa presença,e desça sobre nós a Vossa Misericórdia.
Quando no momento da consagração se incensa o Corpo e Sangue do Senhor,elevados para adoração dos fiéis,recordamos a Epifania: Mateus 2,11 :- "Ao entrar na casa viram o Menino com Maria, sua mãe,e, prostrando-se, o homenagearam. em seguida, abriram seus cofres e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra."
É por tudo isso que o incenso deve ser levado a sério,ou melhor,nós devemos recebe-lo com alegria.
E finalizando: O incenso exprime nossa libertação do "hálito penitencial" do pecado,tornando-se expiação e perdão.
Olhando a nuvenzinha de fumaça que se eleva,se inclinando e desce, pensamos em nossa oração e louvor que sobe e na graça divina que desce.
Olhando o pequeno fogo de carvão no fundo do turíbulo, ele nos fala do calor que devemos ter para com Deus. É uma honra prestada a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário