PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Av Raimundo Gonçalves de Oliveira, 217 - Centro - CEP: 59675-000 - GROSSOS/RN
Email: paroquiadegrossos@hotmail.com (84) 3327-2383
Fundada em 30 de maio de 2008

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Reunião do Conselho Paroquial - Março - 2012

PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - GROSSOS/RN

A reunião do CPP do mês de março, será realizada domingo (04.03), no Centro Juvenil em Tibau. O assunto principal será a III Via Sacra das Comunidades, que se realizará no próximo dia 30/03.
A reunião será iniciada às 8h00 da manhã, com a oração do Oficio Divino das Comunidades.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cinzas na Igreja Matriz do SCJ

A celebração eucarística foi presidida pelo Padre Marcelino, da Paróquia de São Paulo-Mossoró.

Fotos da 1ª Caminhada Penitencial (24.02)

Foi realizada na madrugada desta última sexta-feira (23), a 1ª caminhada penitencial nesta quaresma; A caminhada saiu da Igreja Matriz do SCJ e encerrou-se no Hospital Municipal.


Fotos da Abertura da CF-2012 (23.02)






Na última quinta-feira (23.02), no pátio do Hospital Municipal Flaviana Jacinta, ocorreu a Abertura da Campanha da Fraternidade em nível de paróquia. Com o tema: FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA, e o lema "QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA", a campanha da Fraternidade é realizada a 49 anos, sempre com temas relacionados com os problemas sociais do Brasil.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Quaresma é muito mais que comer peixe


Enquanto a Quaresma convoca os cristãos para a oração, penitência e caridade, os meios de comunicação vão falar do preço do peixe e do bacalhau na Semana Santa

Dia 22 de fevereiro começa a Quaresma, um tempo de quarenta dias que antecede a maior festa do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. O costume de celebrar a Páscoa vem desde o século IV.

Na Quaresma, que começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazer uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal e comunitário. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.

Este tempo de 40 dias deve ser caracterizado como um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência, busca de uma transformação de vida para melhor. Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar +a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350, a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

Por que 40 dias?
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a permanência dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

O que fazer?
A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.

O jejum
É na Quaresma que se fala muito em jejum. Mas jejuar faz bem em qualquer época do ano. A Igreja Católica propõe o jejum não só como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justificam as demais abstinências, elas têm a mesma função. Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Pela lei da Igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades. O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela Igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e revertê-lo em serviços de amor, em práticas de caridade. Os sacrifícios, as renúncias podem ser escolhidos livremente. Por exemplo: deixar de mascar chicletes por um mês, diminuir os doces, o cigarro, as bebidas... e o valor que gastaria nos doces e bebidas seja encaminhado para o bem de alguém necessitado.

Quaresma e CF
No Brasil, o percurso da Quaresma é acompanhado, há quase 50 anos, pela realização da Campanha da Fraternidade (CF). Trata-se de uma atividade ampla de evangelização que ajuda os cristãos e as pessoas de boa vontade a concretizarem, na prática, a transformação da sociedade a partir de um problema específico, que exige a participação de todos na sua solução. Ela tem provocado a renovação da vida da Igreja e ao mesmo tempo resolver problemas reais. A Campanha da Fraternidade 2012 reflete mais uma vez sobre saúde e tem um lema muito sugestivo: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8).

Fonte: Jornal Nosso Guia

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Cinzas na Paróquia


Na próxima quarta-feira (22), será celebrada em toda paróquia o inicio da Quaresma e o dia de Cinzas. Antenção para os horários das missas e celebrações.

IGREJA MATRIZ (Grossos) - Missa às 19h30
TIBAU - Missa à tarde

Nas comunidades, celebração do Oficio Divino das Comunidades (Oração da tarde/noite) com imposição das Cinzas

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Começam a ser fabricados os Cirios Pascais

Imagem da internet
É o símbolo mais destacado do Tempo Pascal. A palavra "círio" vem do latim "cereus", de cera. O produto das abelhas. O círio mais importante é o que é aceso na vigília Pascual como símbolo de Cristo – Luz.
Além do simbolismo da luz, o Círio Pascal tem também o da oferenda, como cera que se consome em honra a Deus, espalhando sua Luz: "aceita, Pai Santo, o sacrifício vespertino desta chama, que a santa Igreja te oferece na solene oferenda deste círio, trabalho das abelhas. Sabemos já o que anuncia esta coluna de fogo, ardendo em chama viva para glória de Deus... Rogamos-te que este Círio, consagrado a teu nome, para destruir a escuridão desta noite".
Os Cirios usados em nossa paróquia, são produzidos pela equipe de Liturgia de Grossos. Os interessados podem procurar a secretaria paroquial das 7h30 às 17h30 ou ligar para o 3327-2383.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Roteiro de Celebração das Cinzas - OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ – RN
PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – GROSSOS/RN

CELEBRAÇÃO DAS CINZAS
ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE - 2012



OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES

Oração da tarde/ noite
 22.02.2012

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES

SE JESUS VOLTASSE UM DIA

Se Jesus voltasse um dia, e um dia ele vai voltar, como é que vai achar a terra? Um mundo evangelizado? Dinheiro domesticado? O pão, enfim, repartido?
Se Jesus voltasse um dia e um dia ele vai voltar! Vai achar um só rebanho? Ou rebanhos separados e pastores se agredindo, pra ver quem tem mais ovelhas e o pedaço mais tranqüilo do que era o Reino de Deus?
Se Jesus voltasse um dia, de que lado eu estaria? Achando que estou com ele por estar mais à direita ou por lutar pela esquerda? Ou por ser “equilibrado”?
Se Jesus voltasse um dia e um dia ele voltará, de que lado eu estaria?
De que lado estou agora? A que ídolos me agarro ? O que digo de minha igreja e o que digo das outras ? Sou mais do que eles no quê ? Acho que achei e eles não acharam ou acho que eu posso ter achado meu veio ele o dele e nós dois estamos achando nosso tesouro na mesma mina ? Ou no reino de Deus não há lugar para nós e eles ?
Se Jesus chegasse agora e convocasse todos os seus seguidores, você certamente iria e eu também . Mas como veríamos ao nosso lado certas pessoas que não consideramos do meio ?
Qual é mesmo a sua parte no Reino de Deus ? E qual a minha ? Poderíamos juntá-las ou você acha que isso é impossível porque um dos dois sairia perdendo ?
Se Jesus voltasse agora e nos visse com esse medo de partir o pão juntos, de subir o morro ou ir à periferia juntos, de manter hospitais juntos , de orar juntos será que ele nos reconheceria ?

Pe. Zezinho scj

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Novo Calendário de Missas é apresentado

Os novos dias e horários de missas na paróquia, foi apresentado ontem, 05.02.2012, durante a reunião do Conselho Paroquial, essas alterações foram feitas devido a falta de um sacerdote residente em nossa paróquia.

Como era:
Gado Bravo - 1º e 3º Sábado - 16h00
Emanuelas - 1º e 3º Sábado - 17h30
Tibau - Todas as quartas e sábados - 19h30
Areias Alvas - 1º e 3º domingo - 16h30 e 08h00
Gangorra - 2º e 4º sábado - 16h30
Pernambuquinho - 2º e 4º domingo - 16h30
Sitio Sto. Expedito - 3ª segunda - 16h30
Valença - 1ª terça e 3º domingo - 19h30 e 16h30
Barra - 2ª e 4ª sexta-feira - 19h30
Córrego - 2º e 4º Domingo - 06h30 da manhã
São Vicente/ Grossos - Todas as quintas - 19h30
Igreja Matriz/ Grossos - Todos os domingos - 19h30

Como ficou:
Gado Bravo - 1º sábado- 16h00
Emanuelas - 1º Sábado - 17h30
Tibau - Sábados - 19h30
Areias Alvas - 1º domingo - 16h30
Gangorra - 2º sábado - 16h30
Pernambuquinho - 2º domingo - 16h30
Sitio Sto. Expedito - 3ª sábado - 16h30
Valença - 3º domingo - 16h30
Barra - 4ª sábado - 16h00
Córrego - 4º Domingo - 06h30 da manhã
São Vicente/ Grossos - NÃO HAVERÁ MISSA, APENAS CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
Igreja Matriz/ Grossos - Todos os domingos - 19h30

O Seminarista Heriberto (Encarregado Paroquial), lembra que esse cronograma não é definitivo, ele vale aproximadamente para os próximos 6 meses, até que se tenha um Padre residindo em nossa comunidade. As missas que ocorriam no meio da semana, foram transferidas para os finais de semana. Nesse semestre a Paróquia terá a ajuda nos sábados e domingos, do Pe. Marcelino da Comunidade Nova Jerusalém de Mossoró.

Lembramos que todas as quintas-feiras haverá apenas celebração da palavra na Capela de São Vicente, devido a proximidade com a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus.

1ª Reunião do Conselho Paroquial - 2012

Fotos de Celular
 
Ontem, (05.02) na Capela de São Sebastião em Gangorra, Tibau/RN, a 1ª Reunião do Conselho Paroquial de Pastoral, a reunião teve inicio às 8h00 da manhã com a Oração do Ofício Divino das Comunidades, logo em seguida houve a apresentação de todos os conselheiros dos grupos, comunidades e movimentos. Nessa ocasião o Encarregado Paroquial, Heriberto, se apresentou a todas as coordenações de grupos; Muitos planejamentos foram feitos, tendo em vista principalmente a Visita Pastoral em nossa paróquia que ocorrerá em Novembro deste ano.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Cânticos para Missa das Cinzas - 22.02.2012

Clique sobre a imagem para ampliar



Refrão Contemplativo
Irmãs, vinde a oração; Irmãos, vinde a oração;

Abertura
Senhor, eis aqui teu povo, que vem implorar teu perdão; É grande o nosso pecado, porém é maior o teu coração.
1.    Sabendo que acolheste Zaqueu, o cobrador, e assim lhe devolveste tua paz e teu amor, também, nos colocamos ao lado dos que vão buscar no teu altar a graça do perdão.
2.    Revendo em Madalena a nossa própria fé, chorando nossas penas diante dos teus pés, também, nós desejamos o nosso amor te dar, porque só muito amor nos pode libertar.
3.    Motivos temos nós de sempre confiar, de erguer a nossa voz, de não desesperar, olhando aquele gesto que o bom ladrão salvou, não foi, também, por nós, teu sangue que jorrou?

Acolhida da Palavra
Shemá Israel, Adonai elohenu, Adonai ehad!
Escuta Israel, o Senhor é nosso Deus. Um é o Senhor! 

Aclamação
Louvor a vós, ó Cristo Rei, Rei da eterna glória, Rei da eterna glória!
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz. Não fecheis os corações como no deserto! 

Distribuição das Cinzas
1. Pecador, agora é tempo de pesar e de temor:
Serve a deus, despreza o mundo, já não sejas pecador!
2. Neste tempo sacrossanto o pecado faz horror:
Contemplando a cruz de cristo, já não sejas pecador!
3. Vais pecando, vais pecando, vais de horror em mais horror
Filho, acorda dessa morte, já não sejas pecador
4. Passam meses, passam anos, sem que busques teu Senhor
Como um dia para o outro, assim morre o pecador!
5. pecador arrependido, pobrezinho pecador,
Vem, abraça-me contrito com teu pai, teu criador!
6. Compaixão, misericórdia vos pedimos, redentor:
Pela virgem, Mãe das Dores, perdoai-nos, deus de amor!
Logo mais postaremos o restante dos cânticos

Administrador Paroquial visita comunidades

Foto: Blog Grossos Cidade Praia
Ontem (03.02), o seminarista Heriberto (Administrador da Paróquia de Grossos) visitou a comunidade de Barra, onde foi realizada uma breve reunião na Capela de Nossa Senhora. Auxiliadora. O Administrador Paroquial informou a comunidade sobre os novos rumos da Paróquia, tais como os novos horários de missas e também a redução de 2 para 1 missa por mês.
Na última terça-feira (31.01) Heriberto visitou a comunidade de Pernambuquinho. As visitas do novo administrador de nossa Paróquia serve principalmente para um primeiro contato das comunidades com o seu novo membro.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Escala de Cânticos - V Domingo do Tempo Comum - 05.02.2012

 Os números dos cânticos correspondem ao hinário da festa de Santa Luzia - 2010 - Mossoró