PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Av Raimundo Gonçalves de Oliveira, 217 - Centro - CEP: 59675-000 - GROSSOS/RN
Email: paroquiadegrossos@hotmail.com (84) 3327-2383
Fundada em 30 de maio de 2008

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Romaria da Juventude - 2011 - Fotos







Fotos: Carla Jordânia

Fotos da 15ª Romaria da Juventude

Ao longo da semana traremos mais fotos dos melhores momentos da 15ª Romaria da Juventude

Fotos da 15ª Romaria da Juventude - GABIC - Grossos/RN


 

Fotos: GABIC

Sugestão de Cânticos para missa de Finados



Aqui está a sugestão de cânticos para as Missas do dia 02 de novembro, dia de Finados. Apresentamos mais de uma sugestão em cada parte. Confira

REFRÃO CONTEMPLATIVO
Não te perturbes, nada te espante, quem com Deus anda, nada lhe falta!
Não te perturbes, nada te espante, basta Deus, só Deus!

Ou
Jesus Cristo é o Senhor...

ENTRADA
A morte já não mata (faixa 15 de Festas Litúrgicas IV)
A morte já não mata mais,
perdeu seu aguilhão fatal na luta que com a vida travou./
Venceu o Príncipe da paz, que em seu combate triunfal, a morte derrotou!
1. Ao nosso Pai glória e louvor, pois, deu vitória a todos nós. Ó Cristo Jesus, nosso Deus e Senhor, mortos ressurgem ouvindo tua voz.
2. Um dia, a hora vai chegar e, desde já, se pode ouvir a voz desse Filho de Deus a chamar; todos os mortos irão ressurgir!

Ou
Nós cremos na vida eterna (Ir. Miria Kolling)
1. A vida pra quem acredita, não é passageira ilusão/
e a morte se torna bendita, porque é a nossa libertação
Nós cremos na vida eterna, e na feliz ressurreição/
Quando de volta à casa paterna, com o Pai os filhos se encontrarão
2. No céu não haverá tristeza, doença, nem sombra de dor/
No céu só haverá a certeza de viver feliz com o Senhor

ATO PENITENCIAL
Senhor, servo de Deus, que libertastes a nossa vida, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!
Ó Cristo, nosso irmão, que conheceis nossa fraqueza, tende piedade de nós!
Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, Filho de Deus, que vos tornastes obediente, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!

Ou: Eu confesso a Deus...

ACOLHIDA DA PALAVRA
Desça como a chuva a tua Palavra, que se espalhe como orvalho,
como o chuvisco na relva, como o aguaceiro na grama. Amém!

OFERENDAS
1º Quem nos separará, quem vai nos separar?
Quem nos separará, quem vai nos separar? Do amor de Cristo, quem nos separará?
Se ele é por nós, quem será, quem será contra nós?
Quem vai nos separar do Amor de Cristo, quem será? 
1. Nem a espada, ou perigo, nem os erros do meu irmão. Nenhuma das criaturas, nem a condenação.
2.  Nem a vida, nem a morte, nem tão pouco a perseguição, nem o passado, nem o presente, o futuro e a opressão.
3.   Nem as alturas, ou abismos, nem tão pouco a perseguição, nem a angústia, ou a fome, nem a tribulação.

2º A vida dos Justos está nas mãos de Deus
A vida dos justos está nas mãos de Deus,
Nenhum tormento os atingirá. Aos olhos dos insensatos pareceram morrer,
mas eles estão em paz! Aleluia, aleluia!
1. “Senhor, quem morará em vossa casa e em vosso Monte Santo, habitará?” É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente;
2. “Senhor, quem morará em vossa casa e em vosso Monte Santo, habitará?” Que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua;
3. “Senhor, quem morará em vossa casa e em vosso Monte Santo, habitará?” Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho;
4. “Senhor, quem morará em vossa casa e em vosso Monte Santo, habitará?” Que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.

SANTO
Santo, Santo, Santo é o Senhor da Luz. Santo, Santo é o Senhor Jesus!
Numa canção sideral de um hosana total, a criação se extasia, o céu e a terra também entoam o seu grande amém. Bendito é Aquele que vem, Aquele que vem, Aquele que vem em nome da luz Bendito é Aquele que tem, Aquele que tem, Aquele que tem a paz... Nosso Senhor Jesus!

COMUNHÃO
1º Bem-aventurados
Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o reino dos céus,
1. Senhor Deus, a vós elevo a minha alma, em vós confio: que eu não seja envergonhado!
2. Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada!
3. Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação!
4. Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas!
5. O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores.
6. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.
7. O Senhor se torna íntimo aos que o temem e lhes dá a conhecer sua Aliança.

2º Segura na mão de Deus
1. Se as águas do mar da vida quiserem te afogar/ Segura na mão de Deus e vai/ Se as tristezas desta vida quiserem te sufocar/ Segura na mão de Deus e vai
Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus,/ pois ela, ela te sustentará/ Não temas segue adiante e não olhes para trás/ Segura na mão de Deus e vai
2. Se a jornada é pesada e te cansas da caminhada/ Segura na mão de Deus e vai Orando, jejuando, confiando e confessando/ Segura na mão de Deus e vai
3. O Espírito do Senhor sempre te revestirá/ Segura na mão de Deus e vai Jesus Cristo prometeu que jamais te deixará/ Segura na mão de Deus e vai

FINAL
Exéquias (Pe. Zezinho)

Como nuvem passageira é nossa vida, e quem nos leva, quem nos leva é o sopro do Senhor. Acreditamos que ao Senhor pertence tudo. O que ele fez, ele fez foi por amor.

Como nuvem passageira é nossa vida, e não importa, não importa nem dinheiro, nem poder. Feliz daquele que ao chegar aquela hora, está sereno e preparado pra morrer.

Somos todos como nuvem passageira. Não importa quantos anos viveremos, ao chegar a nossa hora derradeira o Senhor perguntará o que fizemos. Lá no Céu só vão entrar os amorosos, os que amaram como Deus mandou amar. Quem lutou pra ver feliz outras pessoas, eternamente lá no Céu irá morar....

sábado, 29 de outubro de 2011

Jovens da Comunidade de Barra/ N. Sra. Auxiliadora rumo ao Lima

 



O grupo JCC, da comunidade de Barra/RN, já se prepara para a 15ª romaria diocesana da juventude no santuário de N. Sra. dos Impossíveis no Lima, Patu/RN.

Fotos: Blog JCC/Barra.RN

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

São Judas Tadeu


Judas, apóstolo que celebramos hoje, para não ser confundido com Judas Iscariotes, "apóstolo da perdição", o traidor de Jesus, foi chamado nos evangelhos de Judas Tadeu. O nome Judas vem de Judá e significa festejado. Tadeu quer dizer peito aberto, destemido, melhor ainda, magnânimo.

Era natural de Caná da Galiléia, na Palestina, filho de Alfeu, também chamado Cléofas, e de Maria Cléofas, ambos parentes de Jesus. O pai era irmão de são José; a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto Judas era primo-irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus.

Os escritos cristãos dessa época revelam mesmo esse parentesco, uma vez que Judas Tadeu seria um dos noivos do episódio que relata as bodas de Caná, por isso Jesus, Maria e os apóstolos estariam lá.

Na Bíblia, ele é citado pouco, mas de maneira importante. No evangelho de Mateus, vemos que Judas Tadeu foi escolhido por Jesus. Enquanto nas escrituras de João ele é narrado mais claramente. Na ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: "Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?" Jesus respondeu-lhe que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amam e guardam a sua palavra. Também faz parte do Novo Testamento a pequena Carta de São Judas, a qual traz os fundamentos para perseverar no amor de Jesus e adverte contra os falsos mestres.

Após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galiléia. Realizou inúmeros milagres em sua caminhada pelo Evangelho. Depois, foi para a Samaria e, próximo do ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Em seguida, continuou a evangelizar na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão, e passaram a viajar juntos.

Conta a tradição que percorreram juntos as doze províncias do Império Persa, nas quais converteram muitos pagãos. Ainda segundo essa fonte, os dois apóstolos foram torturados e mortos no mesmo dia, por pagãos perseguidores. Por isso a Igreja manteve a mesma data para as duas homenagens.

Ao certo, o que sabemos é que o apóstolo Judas Tadeu tornou-se um mártir da fé, isto é, morreu por amor a Jesus Cristo. A sua pregação e o seu testemunho eram tão intensos que os pagãos se convertiam. Os sacerdotes pagãos, furiosos, mandaram assassinar o apóstolo, a golpes de bastões, lanças e machados. Tudo teria acontecido no dia 28 de outubro de 70.

Os restos mortais, guardados primeiro no Oriente Médio e depois na França, agora são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro. Considerado pelos cristãos o santo intercessor das causas impossíveis, foi a partir da devoção de santa Gertrudes que essa fama ganhou força no mundo católico. Ela, em sua biografia, relatou que Jesus lhe aconselhou invocar são Judas Tadeu até nos "casos mais desesperados". Depois disso, aumentou o número de devotos do seu poder de resolver as causas que parecem sem solução. Diz a tradição que não há um devoto que tenha pedido sua ajuda e não tenha sido atendido.

A festa de são Judas Tadeu é celebrada no dia 28 de outubro, tanto na Igreja ocidental como na oriental. No Brasil, é um evento que altera toda a rotina do país, pois são multidões de católicos que querem agradecer e celebrar o querido santo padroeiro nas igrejas.

Site: Paulinas Online

Quem não sabe perder, perde sempre

Nem sempre as coisas são como queremos e idealizamos, e é bom que isso seja assim, pois nem sempre o que queremos é o melhor para nós. Toda existência humana é marcada pela “condição de contradição”, ou seja, pela fraqueza, pecado e, conseqüentemente, pela queda.

Perder faz parte da vida e aceitar a própria condição limitada é sinal de sabedoria. É horrível conviver com alguém que crê ser absoluto e acredita que todos têm o dever de satisfazer suas vontades.

Há muitos pais que estragam seus filhos, porque não lhes ensinam que o “não” também faz crescer, e que a queda pode também ensinar. Há filhos que não aprendem, em casa, que na vida nós também perdemos. Precisamos aprender a lidar com nossos fracassos. Muitos não suportam os fracassos próprios da vida, porque foram educados somente para ganhar. Para superarmos as quedas impostas pela vida precisamos ter a humildade de saber perder.

As pessoas não são obrigadas a ser e a fazer o que queremos; elas não são obrigadas a corresponder às nossas expectativas.
A maturidade se expressa quando o coração consegue deixar livre um outro coração que não quis pertencer a ele nem corresponder a seus desejos.

O fato de sermos contrariados é uma experiência que nos faz mais fortes, pois, compreendemos que nossa maneira de pensar não é a única nem a melhor, e que não estamos sempre certos. Precisamos saber perder e sair de cena quando erramos, quando não estamos com a razão.

Perfeição cristã não significa ausência de erro, mas capacidade de perdoar e recomeçar sempre. Não temos a obrigação de acertar sempre, mas temos sim o dever de aprender com nossos erros. Quem não sabe perder perde sempre, pois acaba sendo humilhado pelo fato de não aceitar a própria fraqueza; querendo, assim, ser o que não é e fazer o que ainda não é capaz.

Quem não sabe perder busca sempre levar vantagem sobre tudo e todos, tornando-se alguém insuportável e arrogante. A humildade é escola da virtude, e grandeza é aceitar com ternura aquilo que se é. A vida não diz sempre "sim", e a alma se torna grande quando é capaz de sorrir também diante do “não”.

Aceitar que nem todos nos amam, que não somos bons nem os melhores em tudo, são expressões de um coração que compreendeu verdadeiramente o que significa “viver bem”. A derrota é sempre uma possibilidade de recomeço e crescimento para quem sabe bem aproveitá-la. Que esta não seja para nós motivo de paralisia, mas um trampolim a nos lançar nos braços da vitória.

Deus o abençoe!

Padre Adriano Zandoná
Comunidade Canção Nova

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

POR QUE A IGREJA COBRA ESPÓRTULAS E TAXAS?


Espórtulas são os valores cobradas pela Igreja quando ministra alguns Sacramentos (Batismo, Crisma e Matrimônio), e especialmente a santa Missa por alguma intenção especial.
Em primeiro lugar é preciso deixar bem claro que esta medida longe está de se querer cobrar pelo sacramento ministrado. Cada um deles é impagável porque custou o preço do Sangue precioso de Jesus para a nossa salvação. Os sete sacramentos brotaram do Coração de Jesus transpassado pela lança na Cruz. É através deles que as graças da salvação que Cristo nos conquistou chegam a nós, e isso é impagável.
Então, por que a Igreja cobra uma taxa para celebrar alguns deles?
A prática das espórtulas é inspirada no Novo Testamento e existe durante quase dois mil anos. Esta prática tem duplo sentido:
1) para quem oferece sua dádiva é uma forma de participar de maneira mais íntima na oblação eucarística e nos frutos desta; é expressão da fé e do amor com que tem acesso ao Pai por Cristo no Espírito Santo; assim as espórtulas se justificam como a expressão da fé e do amor dos fiéis que desejam participar mais intimamente dos frutos da S. Missa.
2) para a Igreja é um meio de sustentação legítimo, baseado na Tradição bíblica e que não se trata de simonia, isto é, de comércio com as coisas sagradas.
Após o Concílio do Vaticano II (1962-1965), que fez um balanço da vida da Igreja, considerando as suas necessidades, o Papa Paulo VI regulamentou as espórtulas de Missa, em 13/06/1974, quando publicou o Motu próprio “Firma in Traditione”, em que dizia:
“É tradição firmemente estabelecida na Igreja que os fiéis, movidos por seu espírito religioso e seu senso eclesial, acrescentem ao sacrifício eucarístico um certo sacrifício pessoal, a fim de participar mais estritamente daquele. Atendem assim às necessidades da Igreja e, mais particularmente, à subsistência dos seus sacerdotes. Isto está de acordo com o espírito das palavras do Senhor: ‘o trabalhador merece o seu salário’ (Lc 10,7), palavras que São Paulo lembra em sua primeira carta a Timóteo (5,18) e na primeira aos Coríntios (9,7-14)”.
“O clero que, por seu trabalho, merece receber o necessário para se sustentar, deveria ter sua subsistência garantida por um sistema de financiamento independente de ofertas feitas por particulares ou pelos fieis que peçam serviços religiosos”.
Depois disso o assunto foi regulamentado também pelo Papa João Paulo II em 22 de janeiro de 1991, no Decreto SOBRE AS ESPÓRTULAS, preparado pela Sagrada Congregação para o Clero.
O Código de Direito Canônico. promulgado em 25/11/83, quando fala das espórtulas, diz, entre outras coisas:
Cânon 945 – § 1. “Segundo o costume aprovado pela Igreja, a qualquer sacerdote que celebra ou concelebra a Missa, é permitido receber a espórtula oferecida para que ele aplique a Missa segundo determinada intenção”.
§ 2. Recomenda-se vivamente aos sacerdotes que, mesmo sem receber nenhuma espórtula, celebrem a Missa segundo a intenção dos fiéis, especialmente dos pobres.
Cânon 946 – “Os fiéis que oferecem espórtula para que a Missa seja aplicada segundo suas intenções concorrem, com essa oferta, para o bem da Igreja e participam de seu empenho no sustento de seus ministros e obras”.
Cânon 947 – “Deve-se afastar completamente das espórtulas de Missas até mesmo qualquer aparência de negócio ou comércio.”
No início a Igreja os cristãos ao participar da S. Missa levavam consigo dons naturais (pão, vinho, leite, frutas, mel…). Depois passou a se fazer doações também em dinheiro por ser mais prático. A Igreja, como uma sociedade também humana e inserida neste mundo, precisa de dinheiro para exercer a missão de pregar o Evangelho que Cristo lhe confiou, desde os tempos de Jesus. Os doze Apóstolos tinham uma caixa comum (cf. Jo 12,6). Jesus aceitava que algumas mulheres os ajudassem com seus bens, entre elas Maria Madalena, Joana, mulher de Cuza, Susana e várias outras (cf. Lc 8,1-3). A primeira comunidade cristã em Jerusalém praticava a voluntária partilha de bens (cf. At 2,44; 5,1-6). Jesus elogiou a oblação da viúva no Tesouro do Templo: “Em verdade eu vos digo que esta viúva, que é pobre, lançou mais do que todos os que ofereceram moedas ao Tesouro. Pois todos os outros deram do que lhes sobrava; ela, porém, na sua penúria ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver” (Mc 12,42-44).
E aqueles que não têm dinheiro para mandar celebrar a S. Missa?
A Igreja reza diariamente por todas as grandes intenções e necessidades da humanidade (os doentes, os moribundos, os encarcerados, os falecidos…) de também pelas almas do Purgatório, em todas as Missas. Assim, não há almas abandonadas no Purgatório por falta de dinheiro da parte dos familiares.
Quando todos os católicos pagarem o dízimo – que a Igreja não obriga que seja 10% do que a pessoa ganha, embora seja bom -, então, certamente não será mais preciso cobrar taxas para a celebração dos sacramentos como o Batismo, Crisma e Matrimônio. Mas isso ainda não é comum; por isso a Igreja precisa das taxas para suas necessidades materiais.
O Código de Direito Canônico diz:
Cânon 222 § 1. “Os fiéis têm obrigação de socorrer às necessidades da Igreja, a fim de que ela possa dispor do que é necessário para o culto divino, para as obras de apostolado e de caridade e para o honesto sustento dos ministros.”
O que o Catecismo diz no §2043: ” Os fiéis cristãos têm ainda a obrigação de atender, cada um segundo as suas capacidades, às necessidades materiais da Igreja“.

Professor Felipe Aquino, Comunidade Canção Nova

Festa Diocesana de Santa Luzia - 2011

VER COM OS OLHOS DA FÉ

 

Fonte: Joscelito Marques

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Não me deixes brincar de profeta

Pe. Zezinho, scj

Não permitas que eu brinque de ser teu porta-voz. Não me deixes brincar de profeta. Todo pregador, a seu modo é um profeta, mas nem todos são tão profetas quanto pensam ser. Muitos extrapolam das suas funções. Às vezes dizem que disseste o que nunca lhes foi dito. (Jr 14,14) Sonham e acham que o sonho deles é o teu. (Jr, 23,25-26)
Inventam uma obra e gritam de cima dos telhados que tu a queres, quando são eles que a querem.

Não quero gritar ousadamente atrás de um microfone ou diante de uma câmera, que disseste o que não disseste, ou que pediste o que não pediste. Não usarei teu santo nome em vão. Quem fez isso acabou em crise. É terrível brincar de ser teu porta-voz quando não se é, ou inventar recados que certamente não lhe deste.

Quanto aos profetas que dizem falar em teu nome, espero que estejam dizendo a verdade. Deve ser terrível um impotente posar de porta-voz do Onipotente e, ainda por cima, garantir que não está mentindo. É melhor que não esteja!

www.padrezezinhoscj.com

Encontro dos Salesianos



No último domingo (23) realizou-se na Escola Estadual Coronel Solon, em Grossos, mais um encontro da familia Salesiana. No encontro foi discutido as próximas ações dos Salesianos Cooperadores nas cidades de Grossos e Areia Branca. Esteve presente a coordenadora dos Salesianos no nordeste, a nossa querida Darclei. Lembrando que Grossos não é mais uma paróquia salesiana e mesmo assim mantém o carisma, o grupo da cidade de Grossos é coordenado por Fatinha.

Fotos: Blog GrossosOnline

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Dia de Finados

No próximo dia 02 de novembro a Igreja faz memória de todos os fiéis defuntos, e para marcar esse dia será celebrada a tradicional MISSA DE FINADOS.

Veja os horários:
Grossos - Cemitério São Sebastião - 06h00 da manhã
Tibau - Cemitério São Sebastião - 08h00 da manhã
Comunidades rurais - Celebração do Oficio Divino das Comunidades pela manhã